domingo, 23 de março de 2014

Análise de mangás #01: Another

Postado por Crystal em domingo, março 23, 2014






Sinopse

Em 1972, existia um estudante que se chamava Misaki no colégio Yomiyama que estudava no terceiro ano do colegial na sala 3. O aluno era bastante popular no colegio, possuia muitos amigos, era bom nos esportes, enfim era muito respeitado por seus colegas de classe. Entretanto aconteceu algo que muitos não esperavam: Misaki veio a falecer em um acidente.
Vários alunos não aceitaram a morte, e por isso começaram a agir como se ele ainda estivesse vivo.
Embora, quando a foto de graduação da sala foi revelada, este aluno que estava morto apareceu como forma de espirito entre os formantes. 
Anos se passaram e um rapaz chamado Sakakibara Kouichi se mudou para Tokyo e foi transferido para o colegio Yomiyama, porém por causa de alguns problemas pulmonares, ele foi hospitalizado e acabou por perder as primeiras aulas no colégio. Ele recebeu visitas de seus novos colegas de classe, que superficialmente o acolheram muito bem. Saindo do hospital, ele conheceu uma garota que vestia o uniforme do colegio Yomiyama e que levava consigo uma boneca, o nome da garota era Misaki Mei. Ela possuía o intuito de ir ao necrotério daquele lugar.

Quando as aulas começaram ele percebeu que Misaki estava em sua sala, mas que ela era ignorada por todos (até mesmo por professores e funcionários), era como se a presença dela no colégio não existisse. Ele perguntou sobre ela para seus colegas de classe, mas eles apenas ignoravam o assunto e diziam para Sakakibara que não conversasse com alguém que não existe. 
Com o decorrer da estória, uma maldição sobre a classe 3-3 é despertada... Muitas catástrofes ocorrem. O que resta é de alguma maneira, os estudantes tentarem acabar com esta maldição.


Sobre o Mangá

A saga Another se popularizou no Brasil e foi bem reconhecida pelos amantes do gênero horror. A brutalidade da estória, o mistério que cerca os protagonistas conquistaram as pessoas quando o anime foi lançado.
Há muitas diferenças do mangá para a animação, tanto na arte dos personagens quanto o enredo que foi modificado no mangá, que na minha opinião fez com que o rumo da estória se tornasse mais interessante.
Em relação ao design dos personagens no mangá, acredita-se que seja muito mais harmonioso com a estória, pois o estilo de traço feito pelo mangaká Kiyohara Hiro deixa o clima das cenas mais sério e sombrio, deve-se ressaltar que alguns personagens são bem diferentes em comparação ao anime.A estória no mangá foi mais enxuta comparado ao anime que foi mais fiel ao romance escrito por Yukito Ayatsuji, embora vale muito apena conferir o final sugerido por Hiro neste mangá. 
No Brasil, Another foi publicado pela editora JBC, trazendo um  total de 4 volumes com páginas iniciais coloridas e uma ótima edição e adaptação. 

Sobre a Estória

O que me deixou particularmente feliz ao ler o mangá, foi a mudança drástica no final: alguns personagens não morreram, deixando assim um fechamento mais "feliz" para o enredo.
São apresentadas algumas situações extras que não apareceram no anime, havendo então um foco maior nos personagens principais.
Apesar do nível de mortes ser mais baixo em comparação à animação, o gore (Violência em excesso) continua o mesmo.

Vale a Pena conferir o mangá?

Se você ainda não conhece a trama, sem dúvidas deve ler ou assistir Another. O enredo prende os leitores de forma que façam pensar sobre o mistério em sim, sem menosprezar os sustos que tanto o mangá quando o anime oferecem. Para quem já assistiu o anime, mas ainda não viu o mangá, não sabe o que está perdendo.
Para aqueles que preferem estórias mais frenéticas, pode ser que desapontem um pouco com o inicio da série, pois o enredo é bem calmo de inicio, embora ele se desenvolva muito bem com o decorrer dos capítulos.





 

Pelo Poder Do Prisma Lunar Copyright © 2014 Layout por Antonia Sundrani/Editado Por Crystal