quinta-feira, 10 de abril de 2014

Análise de Animes #03: Chuunibyou Demo Koi ga Shitai!

Postado por Crystal em quinta-feira, abril 10, 2014

Sinopse


A estória fala sobre um garoto chamado Yuuta Togashi, que no ensino fundamental sofreu com uma síndrome chamada Chuunibyou. Bem, mas o que seria essa "doença"? 
Chuunibyou é uma síndrome mental que é manifestada principalmente nos jovens do ensino fundamental. As principais características é uma autoconfiança elevada e imaginação exaltada. É quando todo jovem, que após ler uma estória de heróis ou apenas jogar games, começa a imaginar um outro tipo de realidade, pensa que possui determinados poderes e começa a ter obsessão sobre este tipo de coisa.
O protagonista que antes possuía chuunibyou, tem vergonha de seu passado e decide esconder isso de todos os seus novos colegas de classe. Entretanto, o garoto conhece Takanashi Rikka que sofre com esta síndrome e ela acaba sabendo sobre o passado dele.
Mais tarde Yuuta descobre que Rikka é sua vizinha, os dois se tornam amigos e fazem um clube escolar.

Sobre o Anime

O anime é bem conhecido por fazer diversas referências, tanto sobre filmes,sobre a mitologia nórdica, RPGs e principalmente sobre outras animações. Como pode ser observado, a protagonista Takanashi Rikka se parece com a Misaki Mei de Another: no anime são apresentados algumas características marcantes da famosa obra de Yukito Ayatsuji, em relação ao tapa-olho, diálogos e sobre o polêmico guarda-chuva. Acredita-se que esta referencia deve ter sido adotada para chamar a atenção dos fãs de Another, para assim conseguir um grande público.
Kumin, Rikka, Dekomori e Nibutani.
Vale ressaltar sobre a arma da personagem Dekomori, que é o martelo Mjölnir - Para aqueles que conhecem o herói Thor, já sabem de onde a ideia foi retirada.
Bem, deixando de lado as referências, o enredo possui aspectos que faz do anime único. A comédia na primeira temporada é muito bem empregada, os personagens possuem personalidades marcantes e são muito carismáticos. O romance na série traz um toque especial e as batalhas foram muito bem produzidas.

Sobre a Segunda Temporada

Muitos ficaram felizes ao saber que iria ter uma segunda temporada de chuunibyou neste ano, embora após o termino dela, houve grandes decepções por falhas no enredo.
Satone e Yuuta.
O roteiro parece que foi feito as pressas, a comédia foi muito apelativa, e foram adicionados elementos shoujo-ai e shounen-ai no anime, porém este não é realmente o problema.
Abusaram demais das batalhas nas segunda temporada, quase todo episódio tinha muita enrolação por parte dos personagens, e a trama principal foi um tanto que previsível.
Tentaram chamar a atenção para esta temporada apresentando o novo design de Nibutani Shinka, mas que durou apenas o primeiro episódio. Novos personagens apareceram na série, um grande exemplo é a Satone, a grande rival de Rikka.
Não pode-se afirmar que esta temporada foi um completo desastre, pois tiveram episódios que foram ótimos,  principalmente aqueles que focaram mais nos personagens secundários.

Vale a Pena Assistir Chuunibyou Demo Koi ga Shitai?


A estória do anime é muito linda, digamos que é essencial assistir pelo menos a primeira temporada. Esta retrata a vida de alguns adolescentes que possuem dificuldade de viver na realidade, sobre aqueles que sentem medo de serem eles mesmo por receio de serem julgados pela sociedade.
Em relação a segunda temporada, ao meu ponto de vista foi um pouco ruim, mas se você assistiu a primeira temporada e gostou, confira a segunda e tire suas próprias conclusões.

Finalizarei a postagem com a definição de chuunibyou dada pelo autor da estória no fechamento da animação:
"As pessoas as vezes mentem, imaginam um mundo mágico diferente, sonham com um futuro distante ou inventam relações amorosas que só existem dentro da cabeça. Esse processo se repete do dia que nascemos até o dia em que morremos. Para todo o sempre. Isso é uma doença conhecida como consciência. Isso é uma coisa que a gente deve enfrentar, conhecido como "nós mesmos". De fato, nós carregamos chuunibyou durante nossa vida. "



 

Pelo Poder Do Prisma Lunar Copyright © 2014 Layout por Antonia Sundrani/Editado Por Crystal