domingo, 25 de maio de 2014

Análise de Animes #06: Sakura Card Captor

Postado por Crystal em domingo, maio 25, 2014


Sinopse

Tudo começa quando Sakura Kinomoto, uma garota de 10 anos encontra em sua casa um livro misterioso e acidentalmente ao abri-lo, 52 cartas mágicas são levadas por uma tempestade. Por deixar as cartas clow fugirem,Kerberos o guardião das cartas Clow responsabiliza a garota de recuperá-las o mais rápido possível. Para isso, a jovem garota recebe ajuda de seus amigos.

O que são as cartas Clow?

Elas foram criação do mago Clow Reed, e foram um resultado da combinação da magia oriental com a ocidental. Elas são seres que possuem emoções e cada um possui um determinado tipo de poder, podendo  causar fenômenos.

Antes da morte do mago, Clow selou as cartas dentro de um livro e assim criou dois guardiões pra mantê-las: Kerberus e Yue.



Sobre o Enredo

Pode-se afirmar que o anime possui a base do roteiro pré-programada e apenas alguns elementos da estória mudam de um episódio para o outro (referente à primeira e segunda temporada). Apesar de existir um padrão de roteiro, há criatividade na elaboração e na distribuição de ações de personagens que afetam no enredo. 

É interessante ressaltar que as estratégias que Sakura utiliza em suas lutas é bastante interessante, a garota utiliza o poder das cartas já capturadas para conseguir dominar as outras que fugiram.

A cada episódio nossa protagonista captura uma carta, e a trama principal vai se desenvolvendo aos poucos de forma que em determinado ponto do anime, emocione o telespectador.

A trilha sonora do anime é excelente e bastante nostálgica para quem o acompanhou na infância quando passava na TV brasileira.

O único ponto negativo de Sakura Card Captor é que a solução do problema fica explicito na terceira temporada, e acaba desanimando ao assistir, por ter enrolação no enredo e um mistério bem simples de se entender.



Vale a Pena Assistir?

Sakura foi um dos animes mais marcantes na minha infância, acabei revendo os episódios no ano passado e me surpreendi pela criatividade que o grupo Clamp possuiu ao elaborar o enredo.

Mesmo sendo um anime do gênero shoujo¹, Sakura tem alguns aspectos do gênero shounen², na qual acaba atraindo ambos os públicos. Para quem curte estórias de garotas mágicas é essencial assistir o anime, pois é um clássico que inspirou outros animes deste estilo.

Vale a pena assistir tanto dublado quanto legendado, pois os dubladores brasileiros fizeram uma excelente adaptação.



Sumário:
1. Shoujo: gênero destinado a animes que possui romance para garotas.
2. Shounen: gênero destinado a animes de luta para garotos.


 

Pelo Poder Do Prisma Lunar Copyright © 2014 Layout por Antonia Sundrani/Editado Por Crystal